Campanha na busca de doador acontece nesta terça
Está tudo preparado para a campanha que acontece nesta terça (29) a partir das 10 horas na Unifebe, na busca de um doador compatível de medula óssea para Gabriel Montibeller (11). O menino que luta contra leucemia,busca a partir de agora compatibilidade com parentes e pessoas que sequer o conhecem. Pois as possibilidades com irmãos e os pais já foram descartadas.
De acordo com a assistente social do Hemosc, Diná Pinheiro, para ser um doador de medula basta ter entre 18 e 55 anos, não ter nenhuma doença grave e ter boa vontade de ajudar a quem precisa. Durante a coleta o doador irá preencher um cadastro com dados pessoais, como número de documentos, endereço e informações que possam ajudar o Hemosc a localizá-lo, se for necessário.
Neste dia apenas será feita uma pequena coleta de sangue, que posteriormente será cruzada com o banco de dados do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), para daí saber se há a compatibilidade com alguém que precisa da medula.
Diná lembrou que as pessoas que já fizeram o cadastro, seja em Brusque ou em outro município, não devem participar desta campanha. “Uma vez que foi feito o cadastro, o possível doador permanece no Redome até completar 60 anos”. lembrou Diná.
Para doar o sangue não é preciso estar em jejum, pois neste caso o sangue coletado serve apenas com uma amostra para testar a compatibilidade de genes.
Devido à baixa imunidade e uma herpes Gabriel está internado em Florianópolis. Ele não estará na Unifebe durante esta terça-feira, mas isso não desanima a família e todas as pessoas que participam voluntariamente desta causa nobre. A coleta de sangue na Unifebe irá acontecer até as 16 horas, sem fechar para almoço.


